O beija-mão

Ironia das ironias, a recordação mais interessante que trouxe de uma viagem pela Europa no estilo “mochilão”, no longínquo ano de 2000, ano do Jubileu, e que Roma, a cidade eterna, estava abarrotada de turistas, sobretudo católicos, de tudo quanto é lugar ávidos por ouvir as palavras do Papa João Paulo II, foi uma camisa negra com a seguinte frase: “Dio è morto, Carlo Marx è morto, e anch’io non mi sento tanto bene”. Traduzindo: “Deus está morto, Marx está morto e eu também não me sinto muito bem”. Quando meus pais a viram, caíram na gargalhada. Soube, muito tempo depois, que a frase é de Woody Allen. Há mais de uma interpretação possível para ela. Pode ser um reflexo do caráter niilista, depressivo e neurótico do genial cineasta, mas também pode ser uma homenagem irônica, sarcástica, a personagens históricos (des) importantes, nivelados ao próprio Allen, que se lhes equipara tal qual um Super-Homem. Foi essa a minha interpretação.

Um belo dia, andando na rua, uma senhorinha para na minha frente porque lhe chamou à atenção a parte da frase que diz que “deus está morto”. Começou, então, uma sessão de tortura (para mim). A senhorinha iniciou um palavrório infinito sobre a ressurreição de jesus cristo, sobre a imortalidade de deus, sobre a minha falta de respeito, sobre como eu a estava ofendendo, um absurdo, uma vergonha usar uma camisa de tão mau gosto. Bem, gosto não se discute. No máximo, se lamenta. Ademais, creio que a senhorinha não possuía discernimento suficiente para entender a fina ironia que Allen imprimiu à frase, afinal, a ovelha do rebanho (seja o rebanho que for) não é capaz de pensar por si própria, muito menos em italiano.

Num Estado democrático de direito, laico, a liberdade de expressão é um valor fundamental. Na Alemanha e nos Estados Unidos, mesmo manifestações de grupos neonazistas e racistas, como os skinheads e a Ku Klux Klan, são protegidas pelas forças policiais em nome da liberdade de expressar suas ideologias, por mais indigestas e ofensivas que sejam. Assim, podemos dizer que a ofensa faz parte do convívio nas sociedades contemporâneas porque, diferente da Idade Média, em que o discurso sagrado da religião era o único legitimado, em que Estado e religião se misturavam em nome da manutenção da hierarquia social e dos privilégios de reis e autoridades eclesiásticas, a diversidade de ideias é a regra, e não leva inevitavelmente à fogueira. É por isso que a senhorinha tem de aguentar a minha camiseta, tanto quanto eu tenho de aguentar o pregador evangélico solitário que sobe no coreto da Praça São Salvador e fica se esgoelando ao vento enquanto o resto dos frequentadores toma sua cervejinha e as crianças andam de bicicleta. Ele me ofende, mas, azar o meu.

Como seria bom vivermos num Estado laico!

No Brasil, a mais alta corte de justiça, o Supremo Tribunal Federal, está submetida a um crucifixo pregado numa de suas paredes. O pode legislativo está infestado de representantes obscuros e obscurantistas de igrejas de tudo quanto é matiz, disponíveis no supermercado da fé. Na atual corrida à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o candidato que sempre esteve vinculado à Igreja Universal do Reino de Deus, seja por parentesco com seu fundador, seja por afinidade ideológica, mas que insiste em dizer que esta mácula não influenciará na formulação de políticas públicas, está léguas à frente do segundo lugar. O carioca não quer um Estado laico.




Leio n’O Globo que os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro fazem questão de visitar o arcebispo da cidade, uma autoridade que, “embora não seja um militante político, tem uma influência significativa na cidade”, de acordo com a matéria, para apresentar-lhe as propostas de governo. Inclusive o candidato evangélico que não é evangélico na propaganda eleitoral. Inacreditavelmente, continuamos, em pleno ano de 2016, com a cerimônia do “beija mão”, tradição medieval de reverência e submissão a autoridades monárquicas e eclesiásticas, invocando o respeito ao poder divino e ao papel paternal e de protetor daquele a quem a mão é beijada.

Resta a nós, pecadores, fazer jus ao que Nelson Rodrigues certa vez disse: “nós somos dominicais por excelência”. E ir à praia, tomar mate do tonel e comer biscoito globo.

Link:

Comentários