Artista de rua

Ele me cutuca e pergunta que horas são. Respondo que faltam vinte minutos para as seis da tarde. Ele agradece e, em seguida, começa a preparar o espetáculo. Um pano redondo no chão serve como palco, separado da esperada plateia por uma espécie de “Tereza”, aquela corda feita de lençóis. Compunham o cenário, além do palhaço que me perguntou as horas, cuja palhaçada se reconhecia inicialmente pelos sapatos típicos, três malabares, alguns brinquedos de borracha, um pequeno trompete e um baú. A praça estava cheia, final da tarde de sábado, muitas crianças brincando, muito marmanjo tomando sua cervejinha nas muretas.

Às seis horas, em ponto, o trabalho começa. Aos poucos, crianças de todas as idades, as menores acompanhadas dos pais, vão se aproximando e sentando no chão à frente do palco. Durante aproximadamente quarenta, cinquenta minutos, o palhaço conta piadas e tenta cativar a atenção da plateia infantil, sempre muito exigente, e dos adultos que também param para observar a atuação do artista de rua. Aparentemente, as crianças gostam do que veem, sobretudo com a manjada técnica de transformá-las em atores/cobaias por alguns minutos. A tarefa do palhaço não é fácil, a concorrência é feroz: o parquinho de areia, o pula-pula, o skate, a bola de futebol, o sambinha que rola no coreto, o clássico Vasco-Fluminense passando nas televisões dos bares que circundam a praça, o barulho de tudo isso junto.

O palhaço passa a sacolinha e as crianças depositam notas e moedas, ele diz que ainda dá tempo de voltarem aos pais e pegarem um pouco mais, de preferência notas, de preferência as de cem reais. O dinheiro arrecadado, esclarece, vai para crianças carentes. Ele pede que o público não se vá, mesmo aqueles que não puderam contribuir, porque o espetáculo ainda não havia terminado, mas as crianças já estavam irrequietas e os adultos já haviam perdido o interesse. Era, sim, hora de terminar. Ele agradece a presença de todos e encerra o espetáculo.

Desmontado o “palco”, chego perto do artista e lhe dou os parabéns. Está há pouco tempo na cidade, vem do Paraná. Pergunto se dá para sobreviver realizando espetáculos na rua, e ele responde que sim. Surpreendentemente, me diz que é mais difícil ter o trabalho reconhecido em grandes cidades como o Rio de Janeiro, e que lhe incomoda muito o fato de muitos pais deixarem as crianças largadas durante o espetáculo, como se fosse um animador de festas. Para ele, a arte na rua deve ser compartilhada com todos, adultos e crianças, é um jeito de estabelecer uma conexão, uma identidade, e o sorriso estampado no rosto de cada espectador é tão importante quanto o dinheiro colocado na sacolinha. Quem disse que adulto não pode rir de palhaçada?

Ser artista de rua é ser guerreiro, é matar um leão por dia, é lutar contra a indiferença da “multidão solitária” que finge ignorar sua presença desviando o olhar, que finge digitar qualquer coisa o celular, que finge dormir no banco do ônibus ou do metrô. É não ter apoio sistemático do poder público, de políticas públicas perenes, das grandes e não tão grandes empresas que utilizam as leis de incentivo fiscal à cultura para promover “mais do mesmo” - os grandes blockbusters da cultura tupiniquim - e que se dane a diversidade cultural, os direitos culturais.

O palhaço da praça é um abnegado idealista. Desejo-lhe boa sorte. Ele junta a parafernália e segue seu rumo. 





Comentários