O Estado atirando no próprio pé

Logo quando entro na escola de meu filho de quatro anos, uma frase de Monteiro Lobato colada em uma das paredes do parquinho diz que “um país se faz com homens e livros”. Isto me conforta, porque sei que ali a leitura é valorizada, quinzenalmente um livro diferente vai lá pra casa e nós o lemos junto para, na segunda-feira seguinte, Miguel compartilhar com os colegas a estória que lhe cabia. Fora o Clubinho do Livro, em que o aluno pode retirar da biblioteca escolar o livro que quiser, contanto, é claro, que o devolva nas mesmas condições, intacto.

O incentivo à leitura, dado na escola, é complementar ao dado em casa. No quarto de Miguel a literatura vai dos clássicos da Disney, Pinóquio, Dumbo, Peter Pan, passando pelos Três porquinhos, o próprio Monteiro Lobato e as lendas brasileiras até autores coreanos. Faz enorme sucesso um livro chamado A aranha e a loja de balas, escrito por um autor coreano, em que uma aranha ajuda a senhorinha dona de uma loja de doces a descobrir, baseando-se em probabilidade estatística, que guloseimas a sequencia de crianças que entra, uma após a outra, vai escolher. Matemática, literatura e uma estética atraente para crianças. Não é à toa que a educação sul-coreana é referência mundial. Não raro Miguel nos pede que leia um livro antes de dormir.

Já ouvi diversas vezes dizerem que os judeus são o “povo do livro”, remetendo, obviamente, ao Antigo Testamento, transposição para a escrita de estórias, leis, valores. Verdade ou não, o culto à cultura ou o culto ao saber passou a fazer parte da identidade étnica, sobretudo em momentos históricos como a formação de uma classe média intelectualizada no Brasil, em que o saber acadêmico tornou-se fundamental para a entrada no mercado de trabalho. Outros explicam a valorização da leitura e da literatura por ser, eminentemente, algo imaterial, que pode ser carregado pelo portador independente de um suporte físico, como em guerras e perseguições, comum na história judaica. Pouco importa se esta característica é “real” ou não, mito ou não, porque, queira-se ou não, esta tradição foi “inventada” e passou a ser reproduzida através das gerações. Estou fazendo minha parte nesta engrenagem.

Mas, para além do fortalecimento de fronteiras de identidade, a leitura é um valor em si. Permite ao sujeito construir-se autonomamente, elaborar sua visão de mundo a partir de múltiplos pontos de vista, permite-o dar sentido à vida, conhecer seu mundo simbolicamente através de estórias e histórias. O sujeito passa a ter opinião, a pensar por si e não através da boca dos outros, a compreender o mundo que o cerca e atuar para modificá-lo, caso julgue necessário. A relação entre livro, leitura, conhecimento é inextricável. Conhecimento do mundo, da vida, não apenas o conhecimento que salta dos livros acadêmicos, embora estes tenham importância insubstituível também. Quem lê amplia seus horizontes, multiplica os espaços por onde pode transitar porque o “estranho” se transforma em “familiar”. Descobrem-se novas aptidões, novos gostos, descartam-se outros. Uma sociedade sem leitores é uma sociedade sem futuro, porque não sabe pensar por si, porque não tem cara, não tem identidade, não sabe quem é, não se reconhece no espelho.

Ler dá trabalho, é uma aprendizagem. Mais trabalho ainda é a compreensão daquilo que se lê. É preciso, portanto, afastar de uma vez por todas a Síndrome de Macunaíma que perpassa a sociedade brasileira, a começar dos altos escalões governamentais. Numa entrevista concedida à revista Piauí, em 2008, e publicada na edição de janeiro de 2009, o ex-presidente Lula declarou que não achava ser necessário ler, uma vez que conversava com muita gente que o fazia. Ou seja, o ex-presidente considerava suficiente ler pelos olhos de terceiros. Passava mesmo a impressão de que tinha orgulho de nunca ter pegado num livro e o lido de cabo a rabo. À época, o sociólogo Alberto Carlos Almeida explicou didaticamente como o comportamento humano é aprendido, dentre eles, o hábito de ler:
Aprendi com colegas antropólogos que a socialização de cada um de nós molda até os pequenos detalhes de nosso comportamento. Sugiro ao leitor que considere esse ensinamento ao ver alguém que nunca pegou em um livro manuseá-lo pela primeira vez. Simplesmente a pessoa não sabe o que fazer, não sabe por onde começar, como lidar com as páginas etc. (...)
Recentemente, num voo doméstico, vi uma pessoa forçando a porta da cabine do piloto pensando que era o banheiro. Como no exemplo do livro, essa pessoa provavelmente nunca havia voado antes. Uma vez, fui comer pamonha com um alemão que recebi no Brasil. Ao pegar a pamonha ele a mordeu imediatamente, sem saber que antes era necessário retirar a palha do milho. Aquele que sabe onde fica o banheiro do avião e sabe como comer a pamonha tende a rir das pessoas que forçam a porta do piloto ou mordem a palha do milho. Aqueles que costumam ler vários livros por ano, ler jornais e revistas, não vão rir da declaração de Lula, mas chorar.
A desqualificação da leitura e, de forma mais ampla, do saber, é parcialmente reproduzida em setores da administração pública. Em primeiro lugar, porque se estabelece equivocadamente uma separação artificial entre gestão pública e saber acadêmico, este último rotulado de “arrogante” e “alheio à realidade”. Parte-se do pressuposto de que gestão é ação, prática, execução, e saber é teoria, contemplação. Falta a compreensão basilar de que a gestão envolve muitas etapas, dentre elas, a sua própria avaliação (reflexão!) com respeito à eficiência das ações propostas para o alcance das diretrizes estabelecidas lá no início do processo, na fase de elaboração da política institucional. O gestor público não é, ou melhor, não deveria ser, um autômato.
Em segundo lugar, não é unânime a institucionalização de programas de capacitação do servidor com vistas à sua constante atualização nos temas específicos de sua área de atuação, de forma a tornar a administração pública mais eficiente. É fundamental o estabelecimento de critérios objetivos para a seleção de servidores que pleiteiam o custeio de cursos de pós-graduação, de especialização ou de participação em congressos e seminários no país ou no exterior, tanto como ouvinte quanto como apresentador de trabalhos. A decisão institucional deve levar em conta a qualidade do retorno do investimento, e não submeter-se à discricionariedade subjetiva dos dirigentes de plantão. Falamos, portanto, de uma gestão profissional, moderna, baseada nos princípios da eficiência, transparência, impessoalidade e imparcialidade, oposta a uma visão anacrônica, porque autoritária e patrimonialista, da administração pública.

O que eu faço na minha casa diz respeito apenas a mim e a minha família. Se, em comum acordo com minha esposa, estabelecermos como parâmetro de boa educação para nosso filho a programação dominical da TV aberta brasileira, é direito nosso, e azar dele. No espaço público, por outro lado, as decisões devem ser tomadas a partir do “interesse coletivo”, por mais difícil que seja defini-lo. Na administração pública, a mediocrização intelectual em nada ajuda na gestão das políticas institucionais. É um tiro no pé.  

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