Estupidez recíproca

Há alguns anos, milhares de brasileiros foram barrados no aeroporto de Barajas, em Madri, e deportados em seguida de volta ao Brasil. As autoridades espanholas alegavam problemas de documentação, mas sabemos muito bem que, por trás desta lorota, estava o estigma impingido a todos os brasileiros, especialmente as mulheres, que, na visão dos civilizados ibéricos, sonham em fazer um pé de meia como prostitutas. À época, o governo brasileiro ameaçou usar o princípio da reciprocidade e ocorreram mesmo casos de espanhóis barrados em aeroportos do nordeste.

Seria interessante se o governo brasileiro, nutrido de um sentimento de solidariedade a outras nações que, como nosotros, sofrem com a estigmatização de seu povo, aplicasse o princípio da reciprocidade a cidadãos norte-americanos. Nada pessoal, os insatisfeitos que reclamem ao bispo. Vento que venta lá, venta cá. Ou será que só nos mexemos quando o próprio calo dói, não o alheio? Por que não boicotar empresas norte-americanas? Propor desinvestimentos? Pressionar onde estes canalhas mais sentem dor, no bolso.


Afinal, nem sempre o final é feliz, como aquele personagem vivido por Tom Hanks em O Terminal, cujo passaporte torna-se invalido enquanto voava para Nova Iorque devido a um golpe de Estado no país de origem, é obrigado a viver sei lá quanto tempo num terminal em construção e que, happy ending, consegue entrar na Terra Prometida e viver o sonho americano. 


Comentários

Acho que o Brasil pode se manifestar e oferecer asilo. Em relação a boicote, eh complicado pq aqui as pessoas também estão insatisfeitos e contra essa política. Vi que muita gente vai boicotar empresas específicas, como o Uber, por ter oferecido traifas com desconto no JFK enquanto todos os taxistas estavam protestando. O que me parece eh que a divisão que esta pra acontecer não eh limitada por fronteira geografica e sim por ideologia.