Uma cantada que vale ouro


Em janeiro de 2012, escrevi um texto para o portal Cultura & Mercado em que expunha minha frustração com os valores cobrados para o espetáculo teatral da Galinha Pintadinha, uma galinha azul que havia feito sua primeira aparição num DVD com músicas populares brasileiras cujo sucesso impulsionou-a a outros desafios artísticos. Fazendo sucesso junto às crianças, dentre elas meu filho de menos de dois anos, chamou logo a atenção de empresas interessadas em patrocinar a cultura através da lei de incentivo fiscal, afinal de contas, imagem (da empresa) é tudo. À época, terminava minha reflexão assim:

Mas onde entra nossa frustração com a Galinha Pintadinha? Exatamente por descobrirmos que o espetáculo teatral custa R$ 70,00 (R$ 35,00 para as crianças a partir de 2 anos, desde que sentadas no colo do responsável), apesar de financiado por recursos oriundos da lei de incentivo fiscal à cultura, através da multinacional Procter & Gamble. Uma das premissas do incentivo é a diminuição do valor do ingresso, visto que o patrocinador está deixando de recolher uma determinada quantia à União, além da questão da responsabilidade social, tão em voga nos discursos empresariais. Ou seja, se quisermos levar Miguel, desembolsaremos quase R$ 200,00, ou cerca de um terço de um salário mínimo, sem contarmos os gastos extras que acompanham um programa desse tipo: a pipoca, o suco/refrigerante, o táxi/ônibus (não temos carro) etc. Somos todos a favor da economia da cultura…

Passados um ano e meio da frustração com o galináceo, quer dizer, com aqueles que o exploravam, a mãe de um coleguinha de escola do Miguel soube que a dupla Palavra Cantada iria se apresentar na Fundição Progresso, uma casa de espetáculos localizada no boêmio bairro carioca da Lapa. Em sua página no Facebook, conhecemos melhor a dupla:
A Palavra Cantada existe desde 1994, quando os músicos Sandra Peres e Paulo Tatit propuseram criar novas canções para as crianças brasileiras. Em todos os trabalhos que realizaram desde então, tornaram-se linhas marcantes a preocupação com a qualidade das letras, arranjos e gravações e o respeito à inteligência e à sensibilidade da criança. A Palavra Cantada vem sendo aclamada pelo público e pela crítica do país como um trabalho diferenciado dentro da nossa cultura musical. Objeto de inúmeras matérias elogiosas, o Selo recebeu vários prêmios que incentivaram-no (sic) a cumprir a difícil missão de unir sucesso com qualidade. 

A caminho do meu trabalho, passei na Fundição Progresso para maiores informações. Estão disponíveis três valores de ingresso, de acordo com o setor selecionado. A arquibancada custa R$ 60,00, o setor 1 custa R$ 120,00 e o setor 2, R$ 100,00. Caso o comprador do ingresso tenha carteira de estudante ou tenha menos de 21 anos, o valor cai à metade. Crianças de até um ano não pagam. Nem eu nem minha esposa temos carteira de estudante, felizmente esta fase já vai longe, nem nos dispomos a falsificá-la, acusação rotineira de produtores culturais para justificar preços extorsivos, punindo a parcela honesta da população que quer apenas se divertir por uma hora, duas horas numa tarde de sábado.  Assim, se não desagregarmos a família Sant’Anna Gruman, o programa de UM DIA de UM final de semana do mês custará a bagatela de R$ 150,00, fora a pipoca, o suco e o ônibus/táxi, chegando perto daqueles mesmos R$ 200,00 que pagaríamos no espetáculo da Galinha Pintadinha, cerca de um terço do salário mínimo vigente no Brasil, que é de R$ 678,00.

Aparentemente, o Palavra Cantada não é realizado com recursos oriundos da Lei Rouanet porque não há o logotipo do Ministério da Cultura, tampouco o da lei de incentivo estampados na página do espetáculo, apenas o do patrocinador, a Cerveja Itaipava, fato curioso se admitirmos que boa parte do público não consumirá este produto. Talvez por isso mesmo o patrocínio, neste caso, não tenha relação com a dedução fiscal, a menos que a Cerveja Itaipava esteja interessada em construir uma boa imagem junto aos pais das crianças e adolescentes, potenciais bebedores de cerveja. Com ou sem dedução fiscal, a imagem do produto tem de fazer algum sentido porque patrocinar por benfeitoria é que não, de boas intenções o inferno está cheio.

De qualquer forma, qualquer das duas opções, dedução fiscal ou não, nos leva a questionarmos o modelo de fomento às atividades artísticas e culturais no país, particularmente àquelas voltadas para o público infanto-juvenil. Se há dedução, os valores do ingresso são uma afronta ao discurso proposto pelo Ministério da Cultura, calcado no surrados e maltratados conceitos de “cidadania cultural”, “diversidade cultural” e “fomento”, sobretudo porque a contrapartida da dedução fiscal é (ou melhor, deveria ser) a diminuição do valor cobrado pelo ingresso; se não há dedução, a sociedade civil se vê obrigada a fazer lobby junto às empresas privadas para que invistam em cultura porque, a depender da boa vontade dos donos das casas de espetáculos e demais intermediários da cadeia produtiva da economia da cultura, e aparentemente da própria Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, a tal da “democratização do acesso” é apenas conversar pra boi dormir, pra inglês ver (se tiver dinheiro. Mas deve ter, porque a libra esterlina é forte, e o real está em queda vertiginosa). O que, aliás, é mais do que compreensível, visto que o objetivo de um empreendimento privado é ter lucro, nada contra.

Desejo todo o sucesso e felicidade à dupla Palavra Cantada, reitero que os músicos nada tem a ver diretamente com a elitização da produção cultural brasileira, mas não posso deixar de olhar com olhos do “respeitável público”, o elo mais fraco da tal cadeia da economia da cultura. Todos devem lucrar com a cultura, uns financeiramente, outros simbolicamente. Eu quero que meu filho tenha acesso a uma gama cada vez maior de produtos e serviços culturais, literatura, música, teatro, exposições, circo, cinema, DVD, e o Estado brasileiro não pode se omitir, ele deve fazer cumprir o que está escrito na Constituição Federal de 1988, que garante o direito ao acesso à cultura. O Estado brasileiro não pode deixar a esta entidade abstrata chamada “mercado” a decisão de financiar ou não um determinado espetáculo, porque o interesse empresarial, do seu departamento de marketing, utilizando-se ou não de mecanismos legais como o são as leis de incentivo fiscal, dificilmente irá ao encontro das políticas públicas voltadas para a cidadania cultural.

Devemos louvar iniciativas que pregam o respeito à inteligência e à sensibilidade da criança, como é o caso da dupla Palavra Cantada, segundo suas próprias palavras. Mas também é importante haver respeito à inteligência e à sensibilidade dos adultos, especialmente a sensibilidade financeira.

Também disponível em:http://www.culturaemercado.com.br/

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