Bonitinho, mas ordinário: o Palácio Gustavo Capanema


No final de 2012, o Fórum da Cultura, que congrega as associações de servidores da Funarte, Biblioteca Nacional, IPHAN, IBRAM e do próprio MinC, encaminhou carta à então ministra da cultura, Marta Suplicy, denunciando as péssimas condições de trabalho no Palácio Gustavo Capanema, ícone da arquitetura moderna com seus brise-soleil, o pilotis e os murais de Portinari. Nela, pondera-se que a saúde dos funcionários é comprometida pela falta de ar-condicionado, especialmente numa época do ano em que, na cidade do Rio de Janeiro, as temperaturas ultrapassam, facilmente, os quarenta graus à sombra. Eram frequentes, então, os casos de mal-estar e problemas relacionados à pressão arterial, cuja solução já vinha sendo demandada, segundo a carta do Fórum, desde o ano de 2009, sem êxito junto às autoridades competentes. Noves fora a irrelevância da saúde de quem trabalha no Capanema, se for este o caso, poder-se-ia (a mesóclise está na moda), ao menos, pensar nos frequentadores ocasionais que precisam dos serviços das instituições que ali funcionam cuja qualidade é prejudicada se quem deve estar no outro lado do balcão não está por motivos alheios à sua vontade.

Reforçando as reivindicações do Fórum da Cultura, o jornal O Globo publicou matéria intitulada “Cultura do calor” no dia seguinte em que a carta foi entregue a então ministra da cultura. Na matéria, ficamos sabendo que o Palácio Gustavo Capanema não possuía, até então, refrigeração central e que, numa linda manhã de verão, um termômetro comprado por servidores registrou 44°C, um dia após a cidade do Rio de Janeiro registrar seu recorde histórico de calor. Ventiladores têm de ser espalhados pelos ambientes o que, via de regra, pouco ajudam, uma vez que apenas fazem o ar quente circular. O MinC emitiu nota, informando que, em 2013, iniciaria obras para a restauração total do Palácio Gustavo Capanema, incluindo-se, no projeto, o sistema de ar-refrigerado independente “para diversos ambientes”, e o resgate de condições previstas no projeto original para a adequada ventilação, como o sistema de basculantes brise-soleil, “persianas e abertura superior das janelas para ventilação”.

Detalhe: alguns “ambientes” já dispõem de refrigeração. Por uma questão de empatia, seria de bom tom desligar o equipamento numa manifestação de solidariedade com os demais colegas de trabalho. Como num casamento, na alegria e na tristeza... Ou será que uns suam mais que outros, sentem mais calor que outros, sofrem mais que outros? Luta de classes numa hora dessas? Manda quem pode, obedece quem tem juízo?

Desde então, o que mudou nas condições de trabalho dos servidores?

Nada. Ou melhor, piorou.

Sem verba para a transferência temporária dos funcionários a um equipamento dotado de infraestrutura mínima de trabalho, uma das sugestões encaminhadas pelo Fórum da Cultura, o MinC iniciou a restauração do Palácio Gustavo Capanema com o corpo de servidores in loco, cumprindo inclusive com uma das informações na tal nota emitida após a divulgação da matéria d’O Globo, de que as obras seriam feitas em várias frentes para evitar a paralisação das atividades.

Imaginem vocês, portanto, ter de trabalhar num prédio lacrado. Sim, porque as janelas devem ficar fechadas permanentemente de modo a evitar contato com a poeira e o cheiro de material químico usado pelos operários, não só nos meses agradabilíssimos do outono e inverno, quando as temperaturas estacionam em torno de trinta graus, mas ao longo dos infernais meses novembro, dezembro, janeiro, fevereiro... Um autêntico forno micro-ondas. E o lacre, por não ser perfeito, não impediu e continua não impedindo que funcionários passem mal e setores inteiros tenham de encerrar as atividades do dia por causa de tonturas, garganta irritada, olhos ardendo o que, por outro lado e pensando bem, ajudou ao combalido setor de serviços da economia brasileira, afinal, cresceu a procura por otorrinolaringologistas, oftalmologistas e pneumologistas.

A situação do Palácio Gustavo Capanema, hoje (não interessa a promessa de 2013, seguro morreu de velho), cai como uma luva no ditado popular “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”. De que adianta a bela vista que os funcionários têm dos andares mais altos, dos aviões decolando e pousando no aeroporto Santos Dumont, de Niterói, dos barquinhos passeando pela Baía de Guanabara, se as condições de trabalho são degradantes?  Por que não pleitear adicional de insalubridade por se tratar de atividade que envolve risco à integridade física? Como realizar qualquer tipo de trabalho intelectual com o suor pingando do rosto em cima da papelada, com o calor queimando os miolos? Medidas paliativas, como o uso de bermudas para os homens, durante os três meses do verão, e a racionalização dos turnos e jornada de trabalho são suficientes (esta última, também sugerida pelo Fórum da Cultura)?

É inacreditável que, em pleno ano de 2016, um órgão do governo federal seja obrigado a estabelecer escalas de trabalho para seus funcionários por força de eventos climáticos perfeitamente controláveis. Se estabelecermos uma relação entre este estado de calamidade com a recente extinção e ressuscitação do MinC, percebemos o quanto a Cultura é (des)valorizada em nosso país, entra governo, sai governo, golpista ou não.

Link:
http://associacaodeservidoresdafunarte.blogspot.com.br/2013/01/cultura-no-calor-infernal-do-capanema-e.html



Comentários