Lambendo a cria


Era dia primeiro de janeiro de 2011. Voltávamos do tradicional passeio matutino no Aterro do Flamengo, Miguel vinha caminhando quando escorregou e bateu com a testa numa tampa de bueiro embicada, mal enterrada no gramado. Eu estava um pouco à frente, Renata acompanhava de perto o filhote, mas nada pôde fazer para impedir o tombo. Quando olhei para trás, ela olhava fixamente seu rosto, de costas para mim. Percebi que algo não estava bem. Sua testa sangrava. Corremos para casa. Renata tomou as rédeas da situação, limpou o ferimento da melhor forma possível. No quartel do Corpo de Bombeiros, em frente ao nosso prédio, informaram que nada poderiam fazer, não poderiam dar um pontinho sequer. Ato contínuo, tomamos um táxi para o pronto-socorro infantil. Lá, fomos bem atendidos e, maravilhas da ciência, fecharam o machucado com uma cola cirúrgica, uma espécie de esparadrapo superpotente. Até aquele momento, Renata era a fortaleza em pessoa. Uma vez resolvida a situação dramática, no táxi que nos levava para a casa dos avós paternos, já à tarde, não teve jeito, desandou num choro incontido. Valentia tem limites. Bom, aquela cicatriz foi tão somente a primeira de algumas que nosso bravo guerreiro já carrega no corpo, marcas de sua exploração um tanto quanto acidentada, embora prazerosa, deste mundo, vasto mundo.

Era dia 25 de novembro de 2016. O rapaz, no alto de seus sete anos e meio, resolve fazer uma surpresa para os pais preparando-lhes um belíssimo café da manhã. Entra na cozinha, deixa as canecas em cima da bancada, pega o bule de café, coloca o pó no local apropriado, mas esquece da água. O pai, ainda sonolento, ao se deparar com a cena, o ajuda. Pede que o filho dê um tempo para que o café seja coado, que deixe o fogão fazer o papel que lhe cabia, o dele já havia sido feito à perfeição. Numa fração de segundos, um som seco e um grito. O moleque não havia saído da cozinha e, na ansiedade, tentou pegar o bule sem a proteção adequada, deixando-o cair no chão. Sorte (bom, é sorte nestas circunstâncias) que estava com a calça do pijama, o líquido não tocou diretamente em seu corpo embora, por instinto, tenha-a tirado rapidamente. Resultado: arrancou um naco de pele. A mãe corre, pega o filho nos braços, leva-o para debaixo do chuveiro, deixa a água correr livremente por sobre o ferimento, passa sabão em abundância e uma pomada para queimaduras. Resolvemos leva-lo para o pronto-socorro. Lá, a médica disse que o procedimento feito em casa foi o correto, apenas receitando uma pomada com maior poder de cicatrização. A médica e a simpática enfermeira se enternecem ao saber o motivo do acidente caseiro, “o que vale é a intenção”. No caminho para casa, a mãe para na calçada e começar a chorar. Tchau, fortaleza. O filhote, já lambuzado de churros, comprado pela avó materna, que nos acompanhava todo o tempo, pois havia dormido lá em casa, estava bem. E melhor ainda ficou quando soube que não iria à escola naquele dia fatídico.

Quando toma banho, Miguel adora brincar debaixo da água quentinha, deixando o tempo passar.  Digo sempre a ele que “primeiro a obrigação, depois a diversão”. A expressão se encaixa mais ou menos na forma como Renata lida com a proteção de seu filho querido. Não importa quanto sofrimento ela vai passar ao ter de lidar com o sofrimento dele, o importante é resolver a situação o mais rápido possível. O alívio, em forma de choro ou de um pão doce compartilhado diante da televisão, a “diversão”, vem depois.


Primeiro, a força, a obrigação de cuidar do seu bem mais precioso; depois, o resto. Se eu faria o mesmo que ela? Claro que sim! Mas tê-la por perto é sorte do Miguel. E sorte minha...


Comentários