Eles venceram

Muita saliva, papel, tempo, neurônios e paciência já foram gastos pela intelligentsia na tentativa de compreender aquilo que, a partir do Iluminismo do século XVIII, se definiu como processo de desencantamento ou dessacralização do mundo, quer dizer e bem resumidamente, jogar para escanteio explicações mágicas, religiosas, esotéricas, místicas da realidade. Os profetas do apocalipse, magistralmente retratados numa cena antológica de A vida de Brian, dos britânicos do Monty Python, finalmente substituídos pela razão da ciência, exatas e humanas. O horóscopo relegado a segundo plano nos jornais de grande circulação, uma excentricidade pitoresca. As religiões ocupando o espaço privado, de onde nunca deveriam ter saído. Infelizmente, a possibilidade de vivermos numa sociedade livre de superstições e retórica estupidificante, ignorância, preconceito e obtusidade intelectual e moral parece não ter passado de um sonho de uma noite de verão. Nem meus amiguinhos ateus ajudam na empreitada: em recente pesquisa do Datafolha, nada menos do que 23% deles concorda com a afirmação de que o sucesso financeiro, caso venha, se deve a Deus. Aí fica difícil.

Então, nos vemos diante de um momento hilariante, da mais profunda vergonha alheia, do jornalismo tupiniquim. N’O Globo de ontem, dia da prisão do ex-bilionário Eike Batista, acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, aparece com certo destaque uma matéria com a astróloga Leiloca, abençoada com o poder de previsão do futuro dos pobres mortais, dentre eles, o pai do Thor. A vidente (!) lança pérolas do tipo “Plutão está em Capricórnio. Isso traz mudanças muito profundas pra ele, seja no conceito profissional e estrutural, mas, sobretudo, existencial. Momento intenso, que o fará repensar sua trajetória, até mesmo sua ideologia e sua fé” e “O que estava parado, passa a ter um movimento mais acelerado, bem como o que estava invisível aparece. Pelo menos até final de 2018”. Mas tem mais, ora pois.  Saturno em Sagitário ativa o Júpiter de Eike, sinalizando “cobranças cármicas” (esta palavra nem o Word reconheceu), até 2019. Mas só até 2019? Haja delação premiada...

Bom, adivinhar que haverá mudanças profundas na vida do Eike não é algo de outro mundo, afinal, ele está trancafiado numa masmorra e tempo não lhe faltará para repensar sua trajetória profissional e “estrutural” (?). Até meu sobrinho de oito meses sabe disso. Dizer que o invisível aparecerá também não é difícil de imaginar, graças à Polícia Federal.


Mas eles venceram. Perdemos a luta contra essa onda avassaladora de mediocridade. A história é contada pelos vencedores (que o digam os eleitores do Crivella) e, se não podemos derrota-los, juntemo-nos a eles. Como diria o Chapolin Colorado, “sigam-me os bons!”. Uma perguntinha, apenas: Aceita cartão?


Comentários