Casa


Exaustos depois de um dia de brincadeiras no parque de diversões, voltávamos para casa quando passamos pela placa que indica o limite entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Olhei para a Renata, que estava sentada no banco de trás com o Miguel dormindo em seu colo, o mais exausto de nós três, e exclamei “pronto, estamos em casa novamente!”. Ela deu uma risada. Chegamos em casa suados e fedidos depois de três horas de estrada e oito horas de brincadeiras (e filas paras as brincadeiras...), cansados embora felizes – eu e Renata ainda mais felizes pela felicidade do Miguel – sob chuva intensa. Banhos tomados – o chulé era algo inacreditável -, sentamos os três no sofá da sala, ligamos a televisão e ficamos ali “de bobeira” até a hora do sono, que não demorou muito a vir. Eu ainda esquentei uns pedaços de pizza que sobraram do dia anterior, da pizzaria da rua em que o pizzaiolo, quando me vê lá de dentro da cozinha, manda um “e aí, Marcelo! Beleza?”.

O dia seguinte era dia de fazer o mercado porque a despensa estava em petição de miséria. O taxista, depois de nos indicar o melhor lugar para comprar azeite, diz que morava há pouco tempo em Curitiba, ainda no estágio turístico, vinha da cidade paulista de Santos. Dizemos que somos Rio de Janeiro e que também moramos aqui não faz muito. Ele diz que adora o Rio de Janeiro, há anos não vai pra lá. A Renata diz que ele deve sentir a falta da maresia. “Não. Eu gosto do frio. A minha mulher diz que até as músicas que eu ouço lembram o frio”. Rimos todos. Renata ainda comentou que uma amiga lhe havia mandado uma foto da praia de Ipanema, céu azul e água convidativa, que saudade. Retruco, dizendo que a foto não vem acompanhada do prazeroso calor de 45 graus à sombra. Prefiro o frio.

Depois de guardar as compras na despensa, saímos para almoçar. Caminhando pelas ruas desertas do bairro em que moramos, sob um sol inclemente, possivelmente acima dos 30 graus, o Miguel, coincidentemente, lembra de um breve diálogo – ou seria triálogo? – que tivemos num outro táxi. O taxista teria dito – digo “teria” porque não me lembro da conversa e tenho de me fiar na palavra do guri – que o sol de Curitiba não era “como o sol do Rio de Janeiro” e que eu teria respondido que preferia o frio. Os dois, mulher e filho, resolvem se voltar contra mim e dizem que eu sou um carioca fajuto, que carioca da gema gosta mesmo é de sol no modo queimadura de terceiro grau, que é uma delícia sentir o suor escorrendo pelas costas aninhando-se lá embaixo, vocês sabem onde. Digo, então, que ser carioca não é igual a ser uma árvore, que depende de uma raiz para sobreviver. Que eu sou carioca, um carioca que talvez seja diferente de outros cariocas, mas não sou somente um carioca, posso ser outras coisas se eu bem entender. Curitibano, talvez? Fechando com chave de ouro a conversa de bêbado a caminho do restaurante, Miguel diz que, sim, ele é uma árvore porque “tem um tronco”.

Fico pensando nesta expressão “estar em casa”, “sentir-se em casa”, “voltar pra casa”. Quando eu disse pra Renata, meio que de propósito porque eu sei que ela sente mais saudades do Rio de Janeiro do que eu, que havíamos chegado em casa quando cruzamos a fronteira entre Santa Catarina e Paraná, o sentido era o de voltar para o lugar do conforto, do afeto, do sentir-se à vontade, do sentir-se parte, do apropriar-se, do pertencimento, do reconhecimento. Do olhar o mapa e se localizar e ficar feliz com isso, coisas simples assim. Talvez eu seja um “curitiboca”, que é como o pessoal daqui se refere aos cariocas que moram em Curitiba e já adquiriram determinadas características – de linguagem, de comportamento, de valores – dos nativos, embora esta categoria “nativos” seja bastante questionável porque a quantidade de “forasteiros” é impressionante. Ser uma coisa sem abandonar a outra.

Talvez este seja o ponto. Talvez necessitemos mais do que nunca desconstruir categorias reducionistas como “nativos”e “estrangeiros” porque, no final das contas, somos estrangeiros e nativos de tudo. Eu sou um carioca que odeia o calor e adora a cervejinha no boteco da praça – ah, a Praça São Salvador, que saudades... – e sou um  curitibano que vai curtir o domingo nos gramados do Museu Oscar Niemeyer e cumprimenta as mulheres com apenas UM beijo no rosto porque é assim que curitibano faz e pede cem gramas de “enroladinho de vina” porque salsicha em Curitiba se chama “vina”e não salsicha. Somos metamorfoses ambulantes.

Sartre dizia que o antissemita escolhia a impenetrabilidade da pedra, daí sua dificuldade em aceitar a diferença e sua percepção de que a identidade é “algo” eterno, rígido, palpável, objetivo, com fronteiras bem delimitadas e imutável. Como a árvore que depende de raízes para sobreviver. Em resumo, uma vida chatérrima, monótona, tipo “papai e mamãe”.

O mundo seria bem mais interessante se, em vez da insegurança, da insensibilidade e da intolerância de quem se comporta como pedra e é obcecado por muros, fronteiras e “certificados sanitários” (sic) de imigrantes – alguém aí já ouviu falar de eugenia? –incorporássemos o espírito do judeu errante, condenado a vagar por aí, desterrado, um flaneur em estado puro, não mais um estigma, e construíssemos nossas identidades como num caleidoscópio. Identidades múltiplas, compatíveis, contextuais. Caleidoscópicas.

E, donos do mundo, cantarolássemos “O Portão” do bom e velho Roberto Carlos:

Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei



Comentários