Índios, baratas e gafanhotos


Há alguns dias, o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro se referiu à Aldeia Maracanã, na zona norte da capital fluminense e que abrigava o antigo Museu do Índio, como um “lixo urbano” e que era necessária uma “faxina” no local para “restaurar a ordem”. Para ele, “quem gosta de índio, que vá para a Bolívia, que, além de ser comunista, ainda é presidida por um índio". Como carioca, causa-lhe indignação “ver aquilo do jeito que está hoje”.

É comum a utilização de metáforas associadas à ideia de limpeza como justificativa para o extermínio de seres humanos. A “limpeza” étnica é, na realidade, mais do que metáfora, um eufemismo. O mesmo pode ser dito da “faxina”, necessária para varrer o “lixo” do ambiente. As milícias hutus que comandaram o genocídio da população tutsi, em meados da década de noventa em Ruanda, por exemplo, estimulavam a matança nas rádios locais porque era imprescindível “eliminar as baratas”. “Arrancar as ervas daninhas”, “extirpar o câncer”. Higiene, assepsia, eugenia. 

As declarações do deputado estadual não foram repudiadas da forma como se esperaria numa sociedade multicultural. Talvez estejamos diante de uma releitura do mito das três raças que ajudou a forjar a identidade nacional, eliminando o vértice indígena, recentemente estigmatizado como “indolente”. O próprio presidente da república eleito, reproduzindo o estereótipo cheirando a naftalina do índio como um bárbaro que usa tanga e vive entre animais selvagens e precisa ser resgatado pela civilização acredita que “o índio quer evoluir, quer médico, dentista, internet, carro, viajar de avião” e que “quando [o índio] tem contato com a civilização, vai se moldando a outra maneira de viver, que é bem melhor que a dele”. Faz tempo que índio não quer só apito, que índio usa celular e voa de avião, sem perder sua identidade. Estereótipos e estigmas a serviço do evolucionismo social.

A normalização do discurso xenófobo, racista, supremacista é preocupante. Outro dia, num churrasco, em meio a uma discussão sobre hábitos alimentares, ouvi de um dos convidados que “eles não podem impor os seus”, referindo-se aos imigrantes orientais - categoria generalizante bastante questionável - e seus descendentes brasileiros que, eventualmente, comem carnes “exóticas”, gafanhotos e outros insetos estranhos ao “nosso” paladar. Vejam bem. O convidado utilizou o termo “eles” para referir-se, também, aos descendentes BRASILEIROS.

Por via das dúvidas, a partir de hoje, lá em casa só entra McDonald’s...



Notícias:





Comentários