Miguel e a percepção do mundo


O diálogo é real, ocorreu faz uns dias.

- Papai, eu acho que a escola tem preconceito contra professores.

- Como assim, meu filho?

- É que eu só tenho professoras. O único professor que eu tenho é o de Educação Física.

- É o seguinte, piá. Por muitíssimos anos, décadas a fio, a arte de educar esteve associada ao sexo feminino e à maternidade. O papel esperado da professora, além daquele regulamentar, de ensinar as matérias curriculares, assemelhava-se ao esperado de uma mãe que cuida e protege seus filhos. Talvez, na impossibilidade de chama-las de “mãe”, as crianças as chamavam – e muitas ainda chamam, incentivadas pelos próprios pais – de “tias”. Acho que isso acontecia, sobretudo, nos primeiros anos escolares. A mesma lógica do cuidado e da proteção serve para o caso das enfermeiras, carreiras, até época recente, eminentemente femininas. Por outro lado, profissões que exigem força física, como a Educação Física, estavam associadas aos homens.

- Ah, entendi.

- Mas as coisas mudaram. Hoje, há muitos homens que dão aulas em escolas, a minha melhor lembrança da escola é do meu professor de História, ele foi uma das minhas inspirações para que eu escolhesse as Ciências Sociais. Da mesma forma, hoje há muitas professoras de Educação Física e muitos homens enfermeiros. Não estou dizendo que você esteja errado na sua percepção de que a escola tenha preconceito contra professores, apenas que há uma explicação histórica para essa “defasagem” de gênero. Tenho uma sugestão: pergunte ao coordenador o porquê de não haver mais homens dando aula lá, acho que ele vai gostar do seu questionamento.

É curioso que a estranheza de meu filho tenha aflorado num hipotético caso de preconceito contra homens, numa sociedade marcadamente patriarcal, machista e autoritária, onde mulheres ganham menos que homens nas mesmas posições hierárquicas e o feminicídio é quase um direito adquirido, um ethos nacional. Mas eu desconfio do por que dessa interpretação, e ela não tem nada a ver com um sentimento revanchista e rancoroso do macho ferido em seu orgulho masculino.

Não existe constatação objetiva, isenta, imparcial, desinteressada, asséptica da realidade. Nossos olhos só conseguem enxergar a realidade sensorial através dos óculos da cultura, que nada mais é do que a visão de mundo - a ideologia, diriam alguns, muito apropriadamente – que, informada por crenças e valores, nos ajuda a interpretar, explicar a experiência mundana. A “sujeira” da cultura é como uma bússola que nos orienta nesse oceano de “províncias de significado” praticamente infinitas. O ser humano produz e, ao mesmo tempo, é produto da cultura.

Eis, portanto, uma possível explicação para o “thauma”, para o espanto e desconforto do Miguel com a pouca presença de professores em sua escola. Eu e sua mãe acreditamos, e lhe transmitimos esta crença, de que homens e mulheres podem desempenhar os mesmos papéis sociais, contanto que tenham as mesmas oportunidades, e que ser homem e ser mulher é uma construção permanente irredutível à constituição fisiológica do indivíduo. Simplificando: nem sempre meninos vestirão azul e meninas, rosa.

O mesmo vale para a construção da afetividade, que não se resume à sexualidade. No restaurante, ele comenta com ar blasé:

- Papai, olha lá duas esposas.

- Como é, meu filho?

- Lésbicas, papai... (expressão de enfado, diante da estupidez paterna)

- Mas como você sabe que é um casal de lésbicas? Podem ser irmãs.

- Elas entraram de mãos dadas, com uma menina na frente.

- Então, tá.

Os mal-humorados diriam que meu filho é homofóbico por chamar a atenção para um fato que deveria passar despercebido porque natural, normal. Nada mais equivocado. Embora relações homoafetivas sejam normais – sim, é nisso que cremos também -, a sociedade brasileira não o é, é intolerante e violenta, portanto, não é comum, ainda, vermos casais gays de mãos dadas em QUALQUER LUGAR. Por outro lado, a constatação objetiva das mãos dadas associada ao ar blasé, retirando do comportamento um sentido estigmatizante, me permite afirmar que a transmissão da ideia de que relacionamentos afetivos são muito mais ricos do que o clássico “homem e mulher” tem surtido efeito no “mano”. Nada de criminalizar afetos.

A bússola está apontando no caminho certo.



Comentários