Notas olímpicas

Imagine-se você um turista querendo conhecer o Rio de Janeiro. Assim que desembarca no aeroporto do Galeão, após passar pelo controle de passaporte e alfândega, é recepcionado por um protesto de policiais civis e militares e bombeiros que reivindicam o pagamento de salários em atraso e melhores condições de trabalho. Exibem uma faixa com a frase “Welcome to Hell” (Bem-vindo ao inferno), um trocadilho com a palavra “Rio”. “Hell de Janeiro”. Há, também, alguns bonecos manchados de vermelho, representando policiais mortos em serviço, mais de cinquenta até o mês de junho. A um mês das Olímpiadas, o protesto é apenas um dos inúmeros exemplos que confirma, se não o despreparo, o desmerecimento da cidade para receber um evento deste porte e um desrespeito tanto com aqueles abnegados que pretendem passar longas duas semanas por estas plagas quanto por quem vive aqui. Sim, porque as Olimpíadas passam, e a população local fica, entregue às baratas. Vejamos:

Vaquinha
No final do mês de junho, o governador interino do estado afirmou que só havia dinheiro para a gasolina das viaturas da polícia até o final daquela semana. Policiais fazem “vaquinha” para a manutenção dos veículos, parte da frota fica parada “na base” porque não há combustível. Também bancam do próprio bolso despesas com material de escritório e até mesmo infiltrações nas paredes das delegacias. Ou consertam, ou não trabalham.

Resgate cinematográfico
No último dia 19 de junho, mais de vinte homens, armados com fuzis, pistolas e granadas, invadiram o hospital municipal Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro, a menos de um quilômetro da Secretaria de Segurança Pública, para resgatar um traficante conhecido como Fat Family. Durante as Olimpíadas, o hospital municipal vai ser umas das referências em atendimento médico e vai dar suporte à região do estádio do Maracanã. Na caçada pela recaptura do bandido, os policiais localizaram a casa onde estava recebendo cuidados médicos, mas não tiveram o apoio do helicóptero durante a ação. Dos três helicópteros da Polícia Civil, apenas um é blindado. O equipamento, parece, está parado por falta de manutenção. O governador interino se disse “frustrado” com a situação. E nós, governador? Plagiando um dos episódios do Porta dos Fundos, estou “profundamente irritadiço”.

Arma na cabeça
Em dezembro de 2014, as britânicas Hannah Mills e Saskia Clark, velejadoras campeãs mundiais e medalhistas olímpicas,  foram abordadas por dois homens armados com facas e tiveram vários pertences roubados. Em maio deste ano, os atletas espanhóis Fernando Echávarri Erasun e Tara Pacheco e o treinador Santiago Lopez Vázquez foram assaltados por cinco homens no bairro de Santa Teresa. Em junho, a paratleta australiana Liesl Tesch, que disputará as provas de vela nas Paralimpíadas, sofreu um assalto à mão armada enquanto andava de bicicleta no Aterro do Flamengo. Liesl conseguiu nos constranger ainda mais, com humor ferino, ao dizer que talvez estivesse mais segura nas águas poluídas da baía de Guanabara do que nas ruas da cidade. Culpamos as vítimas? Deram azar? Hora errada no local errado? Assaltos acontecem em qualquer lugar do mundo? Cinismo.

Mar de cocô
E por falar na baía de Guanabara... Em agosto de 2015, o velejador sul-coreano Wonwoo Cho passou mal num evento-teste nas suas águas fétidas e foi levado ao hospital. No final do ano passado, o holandês Dorian Rijsselberghe, campeão olímpico em Londres 2012, após vencer uma competição, cuspiu marimbondos a quem quisesse ouvir sobre os perigos que os atletas corriam naquele, literalmente, mar de bosta. A despoluição da baía de Guanabara era uma das metas ambientais descritas na candidatura apresentada pelo Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas, em 2009, além do plantio de 24 milhões de mudas para recuperação da mata atlântica e a melhoria da qualidade da água da lagoa Rodrigo de Freitas para uso dos banhistas. Nenhuma dessas metas foi atingida.

Pragas do Egito
A epidemia de dengue, zika e chikungunya. Você, sendo atleta de elite, ou um atleta qualquer que viesse apenas para curtir uma praia, tomar uma caipirinha e pegar umas brasileirinhas na praia de Copacabana, acreditaria, realmente, nas incompetentes autoridades sanitárias locais que sequer conseguem manter a cidade livre de um mosquitinho capaz de levar-nos à morte, com a ajuda de boa parte população, irresponsável, cúmplice, sem consciência cidadã, que não faz o dever de casa de manter casas e ruas limpas? Muitos já desistiram, e fazem muito bem.

Desgraça pouca e bobagem. Segundo o virologista Pedro Vasconcelos, diretor do Instituto Evandro Chagas, há o risco de outros vírus entrarem no país com os turistas e atletas que virão para as Olimpíadas, oriundos de duas centenas de países. Segundo ele, há pelo menos vinte destes vírus que são transmitidos pelo Aedes aegypti, em circulação na África, Ásia e Oceania. O vírus da zika, por exemplo, ao que tudo indica, entrou no Brasil durante a Copa das Confederações, em 2013. Sarampo, poliomielite, vírus do oeste do Nilo, febre amarela, coronavírus, e a lista segue. As UPAs dão conta, certo?

Radinho de pilha
Na semana passada, dois contêineres com equipamentos de transmissão de TV, pertencentes a duas emissoras alemãs e avaliados em cerca de R$ 20 milhões, foram roubados na Avenida Brasil, principal artéria viária da cidade do Rio de Janeiro, quando seguiam para o Parque Olímpico. Policiais militares conseguiram localizar a carga roubada pouco tempo depois. A Secretaria de Segurança Pública lavou as mãos, informando, através de nota, que nunca houve pedido de nenhuma autoridade do COB (Comitê Olímpico do Brasil) para antecipação do período operacional de segurança dos Jogos. Saudades do radinho de pilha, emoção garantida. Televisão pra quê?
  
Estado de sítio
Liberdade de ir e vir? Seis bandidos armados com pistolas fizeram um arrastão no bairro de Botafogo, na zona sul, na última sexta-feira, por volta de sete e meia da manhã, deixando apavorados os motoristas que estavam presos em um congestionamento. Os que decidiram fazer o boletim de ocorrência tiveram a desagradável surpresa de constatar que não havia papel na delegacia para a impressão de cópias. No bairro de Jacarepaguá, na zona oeste, famílias tiveram de sair de uma casa de festas escoltadas pela polícia militar após ameaças de traficantes locais.

Pátria educadora
Educação falida. Mais de setenta escolas estaduais estão ocupadas por alunos desde o mês de março, em protesto contra os baixos salários dos professores, que já estão atrasados e são parcelados, e pelas péssimas condições de infraestrutura de boa parte delas. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, por sua vez, completou três meses de greve unificada de alunos, professores e funcionários terceirizados, estes últimos com salários não pagos há seis meses. O semestre, obviamente, totalmente perdido.

Em recente entrevista ao jornal O Globo, o prefeito Eduardo Paes disse que “virou uma espécie de moda nacional ficar, agora, criticando o Rio”. Para ele, é inaceitável artigos como o da blogueira do “New York Times” e colunista do Estado de São Paulo, Vanessa Bárbara, que fazem críticas descabidas à cidade maravilhosa (sic). “Não dá para aceitar. Você tem um certo complexo de vira-lata e um monte de urubu que está querendo que o Rio se dane”. Bom, eu não sou do New York Times ou do Estadão, eu sou carioca há 38 anos e, apesar de ser urubu, torcedor do flamengo, não quero que o Rio “se dane”, não tenho pudores provincianos embora tenha, de acordo com os parâmetros do prefeito, legitimidade para desancar quem quer que seja. E não me sinto ofendido com o que a blogueira escreveu, que a cidade é um enorme canteiro de obras; que a estrutura da arena de vôlei “protege ladrões e turistas estão sendo roubados atrás dela” (outro dia, acharam um pé, isto mesmo, um pé passeando sozinho por ali); que policiais estão forçando moradores de rua para fora das calçadas “e os estão arrastando para abrigos imundos para ‘limpar’ as ruas antes da chegada dos turistas”; que o vírus zika é considerado problema menor, estando uma mulher carioca exposta dez vezes mais a um estupro do que à contaminação pelo infame mosquito.

Fora o resto, acrescento eu.

Apesar de estar me lixando ou, como diria um amigo e já pedindo perdão pelo palavreado, “cagando mole”, para as Olimpíadas, tenho certeza de que o evento será um sucesso, sem dúvida. Haverá um policial para cada habitante da cidade e para cada visitante, como foi durante a Rio-92. Os comerciantes ganharão horrores extorquindo os incautos turistas. O prefeito e o governador imitarão o Zagalo e reproduzirão seu célebre “vocês vão ter que me engolir”. Fora as medalhas!!!!! Brasil!!!!!

Bem fazem Renata e Miguel, que vão curtir o friozinho da serra neste período olímpico infernal que eu, infelizmente, terei de encarar.

Links:


Comentários

Sandra Pinto disse…
Marcelo, nem sei o que comentar!
Nossa cidade está entregue ao nada. NADA de escolas. NADA de saúde. NADA de segurança. Os três pilares que deveriam nos sustentar para que tudo mais fluísse. Tristeza. Perplexidade. E um pedido de socorro.
Unknown disse…
Estou sem palavras...fico muito triste e preocupada com a segurança de vocês todos aí. Que horror! O Rio é uma das cidades mais lindas que já vi pelo mundo, e desconcertante ver o estado que se encontra e estar sem esperança que a situação vai melhorar. Ai!